Conheça os danos causados pelo escorpião
O escorpião é um animal perigoso para a sua saúde

Porém, o escorpião é um animal que se abriga em lugares inusitados, principalmente dentro de domicílios. Eles escolhem armários, gavetas, potes, roupas e até calçados para se esconder, já que os locais são escuros e com má ventilação. E isso pode pegar de surpresa qualquer pessoa. Com uma picada não intencional, o escorpião pode causar problemas para a saúde dos seres humanos.
No mundo todo, aproximadamente 30 espécies de escorpiões de um total de 1.500 produzem veneno tóxico o bastante para ser mortal. Se houver falta ou demora de atendimento médico, o risco de mortalidade aumenta. Alguns adultos saudáveis não precisam de soro, mas o ideal é sempre procurar atendimento médico, principalmente porque é difícil a identificação da espécie.
– Dor, de leve a intensa
– Entorpecimento e formigamento na área ao redor da picada
– Inchaço leve na área ao redor da picada
SINTOMAS GRAVES (geralmente encontrado em pessoas
sensíveis como crianças e idosos)
– Dificuldade para respirar
– Contração muscular
– Movimentos incomuns na cabeça, no pescoço e nos olhos
– Suor excessivo
– Náusea e vômito
– Hipertensão
– Taquicardia ou arritmia
– Choque anafilático
Espécies de escorpiões que são nocivos para a saúde de humanos e animais
Os escorpiões mais perigosos que habitam o solo brasileiro são: escorpião amarelo e marrom.
Saiba um pouco mais sobre eles:
ESCORPIÃO AMARELO
Em 2017 a prefeitura de Porto Alegre emitiu um alerta epidemiológico após uma criança ser picada pelo animal. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, a vítima só foi salva porque obteve atendimento médico rápido.
Alguns focos do escorpião amarelo foram encontrados anos atrás no Estado. Por isso, é importante a prevenção e o controle do escorpião amarelo nos arredores. A espécie deste escorpião é Tityus serrulatus. O aracnídeo possui tronco escuro e demais partes amarelas.
Seu veneno é perigoso, principalmente para crianças, idosos e pessoas com imunodeficiência. Mede cerca de 7 cm de comprimento. O período médio de desenvolvimento é de 14 dias. O escorpião se reproduz por partenogênese, ou seja, não precisa de um macho para procriar.
ESCORPIÃO MARROM
O escorpião marrom também possui uma toxina bastante nociva ao homem. Mede cerca de 6 cm de comprimento, possui cor escura no tórax e castanha na outras partes do corpo. É mais encontrado em áreas rurais. A espécie deste escorpião é a Tityus bahiensis.
Possui hábitos noturno e se alimenta de pequenas insetos. Não são animais agressivos, apenas atacam quando se sentem ameaçados. Sua reprodução é através de um macho e uma fêmea, diferente do escorpião amarelo, que é auto suficiente.
O veneno do escorpião marrom age sobre o sistema nervoso da vítima. Apesar de nociva, sua toxina é menos poderosa do que o do escorpião amarelo. Se escondem embaixo de entulhos, madeiras e pedras, por exemplo.
Solicite orçamento para controle de escorpiões em Porto Alegre
Se você encontrar uma espécie de escorpião rondando seu ambiente, saiba que podem ter muito mais indivíduos à espreita! Solicite orçamento para o controle de escorpiões com a Antinsect Uniprag, empresa especializada que atua há mais de 35 anos na Grande Porto Alegre.
Não realize o controle de escorpiões sozinho. Um tratamento inadequado pode aumentar em vez de diminuir a população destes aracnídeos. Além disso, é perigoso lidar com os animais sem ajuda de produtos químicos adequados e roupas próprias para realizar o trabalho! Conte com a Antinsect, sua equipe e experiência para realizar o melhor controle de pragas e vetores.
Atendimento:
