Rio Grande do Sul:
(51) 3472-6100
WhatsApp

Orçamento Residencial Online:

Orçamento
Residencial Online:

Rio Grande do Sul:

(51) 3472-6100

Whatsapp

Como Funciona a Dedetização de Ratos?

Como funciona a Dedetização de Ratos? (também chamada de Desratização ou Controle de Roedores)

Temos percebido o aparecimento de buscas no Google com perguntas como esta que está no título ou algumas variações como:

  • Desratização funciona? (ou: dedetização para ratos funciona?)
  • Como funciona a dedetização de ratos?
  • Desratização como funciona?
  • Bloco parafinado para ratos como funciona?
  • Pó de contato para ratos como funciona?

Bem, para começar, precisamos esclarecer que a desratização (ou dedetização de ratos) funciona sim, quando feita de acordo com certos preceitos técnicos e utilizando produtos de qualidade.

O primeiro elemento para o sucesso de uma desratização é compreender quais espécies de roedores estão infestando o local. Isso porque dependendo da espécie pode haver mudança de diversos hábitos e comportamentos e até mesmo de preferências alimentares. Isso requer conhecimento técnico.

Depois, é preciso compreender, pelos sinais existentes no ambiente, por onde os ratos ou camundongos costumam transitar e possivelmente onde podem estar abrigados, e não menos importante, onde podem estar indo buscar alimento. Isso envolve a leitura e interpretação de sinais no ambiente e também requer conhecimento técnico.

Com base nessas informações, determina-se o melhor lugar para posicionar os raticidas ou mesmo em algumas situações, armadilhas. No caso do uso dos raticidas, no Brasil utilizamos basicamente dois tipos: iscas alimentares ou raticida em pó (que também é chamado de pó de contato).

Como funciona a dedetização de ratos?

Uso de Iscas Alimentares

As iscas alimentares precisam ser atrativas, pois os roedores precisam ter interesse em ingerir para que façam efeito, e ter qualidade na formulação. Pouco adianta um raticida ser muito atrativo e o ingrediente ativo não ter sido bem misturado na isca, ficando partes com excesso de veneno e outras partes sem. Por isso muitas vezes, em termos de raticidas, o barato pode acabar saindo muito caro, uma vez que um produto de má qualidade pode não ter efeito algum.

As iscas alimentares possuem algumas variações, sendo elas:

  • Iscas granuladas ou peletizadas: semelhantes à ração, são grãos e cereais moídos e misturados ao veneno.
  • Grãos: podem ser utilizados grãos integrais, como semente de girassol, trigo, milho e outros. Apesar de serem bastante atrativos, geralmente precisam de um consumo muito maior, uma vez que no caso de diversos desses grãos o roedor quebra a casca e ingere o conteúdo interno, ficando muitas vezes o veneno apenas na casca.
  • Bloco parafinado: os grãos triturados são misturados ao veneno e a uma massa de parafina. Esses blocos parafinados são menos atrativos do que os outros tipos, porém possuem uma durabilidade maior em ambientes úmidos.
  • Isca gel ou fresca: são utilizados ingredientes frescos misturados ao veneno. Podem ter uma durabilidade curta no ambiente.

Já o pó de contato é uma espécie de um talco misturado ao veneno. Esse talco adere aos pêlos do rato, que o retira lambendo (como fazem os gatos) quando chega ao seu abrigo. Dessa forma, ele ingere o veneno e acaba morrendo. O pó de contato é cerca de 150 vezes mais potente do que as iscas, portanto recomenda-se que seja utilizado somente por pessoas treinadas  para tal e fazendo uso dos Equipamentos de Proteção Individual.

Em todas as situações citadas o veneno é absorvido após ser ingerido e irá inibir a produção da vitamina K1 no corpo, que é responsável pela coagulação do sangue. Por isso também dizemos que este tipo de veneno é um anticoagulante. Os roedores acabam morrendo por hemorragias internas ou externas ou desidratação. Estes raticidas, justamente por segurança, são mantidos em concentrações tais que possuam um efeito lento, devendo a morte do roedor ocorrer entre 3 a 7 dias após a ingestão.

Há duas razões importantes para que os raticidas tenham ação lenta:

  • Para que os ratos não associem as mortes dos indivíduos da colônia com a ingestão do veneno e sigam assim consumindo o mesmo.
  • Para que haja tempo hábil para utilizar antídotos no caso de ingestão acidental, principalmente por animais domésticos de estimação, uma vez que nas iscas já existe um amargante que previne a ingestão humana. O antídoto é a própria vitamina K1. Para uma ação mais rápida do antídoto, recomenda-se a vitamina K1 injetável.

Logo, venenos que prometem ação rápida, além de perigosos para pessoas (principalmente crianças) e animais domésticos, possuem fabricação e venda proibida no Brasil. Diversos casos de óbito por contato acidental com produtos do tipo já ocorreram no Brasil e no mundo.

Por isso, fique tranquilo. Nós utilizamos apenas produtos seguros e autorizados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). As iscas são letais para pequenos roedores em baixas doses, mas para animais de porte maior geralmente as quantidades que precisariam ser ingeridas devem ser grandes, o que traz uma tranquilidade maior para quem tem gatos e cachorros. E mesmo que ocorra por alguma fatalidade a ingestão acidental, há a possibilidade de administração do antídoto sem necessidade de maiores urgências. Além disso, acondicionamos as iscas em porta-iscas, que são caixas feitas especialmente para manter as iscas protegidas das ações do ambiente e dificultar a ingestão por crianças e animais domésticos.

Por último, muitas vezes, dependendo do grau de infestação, deve-se realizar mais de uma aplicação. Isso também necessita conhecimento técnico para ser adequadamente avaliado.

Sendo assim, para um controle de ratos bem feito, algumas perguntas devem ser feitas, como:

  • Que espécies de ratos estão presentes no ambiente?
  • Por onde andam, onde se escondem, do que estão se alimentando?
  • Quantos locais de iscagem devem ser utilizados? Que tipos de iscas são mais adequadas para cada ponto de iscagem e em que quantidades?
  • Quais os equipamentos de segurança devem ser utilizados e cuidados com segurança que devem ser tomados?
  • Quantas reaplicações devem ser feitas até que seja atingido o controle dos roedores?

 

Para saber mais sobre controle de roedores (também chamado de desratização ou controle de ratos) e como realizar o tratamento de forma eficaz, clique aqui ou fale conosco pelo Whatsapp.

[kkstarratings]

Ebook Sanitização em Comércio
Página de Orçamentos - Antinsect Uniprag