O impacto da falta de limpeza de caixa d’água na sua empresa
A limpeza de caixa d’água é essencial para manter a qualidade da água armazenada

Você conhece a qualidade da água que você ingere? No dia a dia nem percebemos se a água que usamos para beber, lavar objetos e realizar outras atividades está própria para uso. Só percebemos algum problema quando a água está com aspecto estranho em seu gosto, cor ou cheiro, ou quando sofremos problemas de estômago. Porém, nem sempre conseguimos identificar a água como causa direta de problemas de saúde. Para evitar transtornos é essencial a limpeza de caixa d’água periódica.
Como essa água fica armazenada na caixa d’água, a responsabilidade de sua qualidade fica a cargo de terceiros. E esses terceiros podem nem estar atentos para os problemas que uma água contaminada pode causar. Imagine uma infecção generalizada em um prédio comercial? É motivo de grande preocupação. A água é um bem essencial para nossa vida e sua qualidade impacta diretamente na nossa saúde. A limpeza de caixa d’água deve ser realizada de 6 em 6 meses em condições normais.
Mas, se ocorreu algum acidente antes de finalizar os 6 meses? Você pode realizar a limpeza de caixa d’água quando desejar. O importante é preservar a qualidade da água. É indicada que a caixa d’água, principalmente de prédios grandes, sejam eles comerciais ou residenciais, seja higienizada por uma empresa especializada. Realizando um contrato de manutenção, o administrador do local fica tranquilo e elimina da sua lista de tarefas essa atividade.
3 principais problemas que a ausência de limpeza de caixa d’água causa
1) Problemas com a saúde
O contato direto com a água contaminada pode transmitir uma série de doenças. Algumas delas são Hepatite A, Giardíase, Amebíase, Cólera, Leptospirose, Ascaridíase, entre outras que podem acometer o sistema digestivo atacando órgãos como estômago, fígado, entre outros causando náuseas, enjoo, diarreia e outros sintomas desagradáveis.
Para evitar danos à sua saúde, você pode ferver a água antes de utilizar. Infelizmente nem sempre é possível realizar essa atividade por conta do tempo ou de equipamentos disponíveis. Para garantir a qualidade, aposte na limpeza de caixa d’água.
2) Criadouro de dengue
A limpeza de caixa d’água também é um processo importante para evitar que os mosquitos da dengue a utilizem para formar o seu criadouro. Os insetos alados escolhem locais perto de água parada para depositarem seus ovos. E o reservatório de água pode ser um deles.
Essa facilidade cria um caminho perigoso para a disseminação das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti pois os mosquitos voam apenas próximos aos seus locais de origem. Isso acontece apenas quando a caixa d’água está mal vedada ou com alguma abertura que possibilite a entrada do mosquito.
3) Prejuízo ao patrimônio
Você sabia que as sujeiras acumuladas na caixa d’água podem entupir a tubulação hidráulica do edifício? Isso gera a necessidade de chamar uma empresa especializada para desentupir. Ou com o tempo esse acúmulo pode causar danos na tubulação.
A limpeza de caixa d’água é, inclusive, obrigatória por lei para alguns segmentos. Fique atento e contrate este serviço de higienização para manter a qualidade da água. A Antinsect Uniprag possui know-how, estrutura e equipe para realizar com excelência o serviço de limpeza de caixa d’água. Solicite um orçamento!